Assinatura da cooperação entre Defensoria e Governo do Estado na rede Fácil de atendimento.
Texto: Guilherme Henri
A Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul inaugurou, na manhã desta quarta-feira (17), o atendimento na rede FÁCIL de Campo Grande. A primeira unidade está instalada no FÁCIL General Osório.
Participaram do evento, a defensora pública-geral, Patrícia Elias Cozzolino de Oliveira; o primeiro subdefensor público-geral, Anderson Chadid Warpechowski; o chefe de gabinete, defensor público José Gonçalves de Farias; o assessor para assuntos institucionais, Pedro Paulo Gasparini; as defensoras adidas ao gabinete, Eliana Etsumi Tsunoda e Valdirene Gaetani Faria; o defensor adido ao gabinete, Homero Lupo Medeiros; a secretária de Estado de Administração e Desburocratização, Ana Carolina Nardes; e do secretário de Cultura e Cidadania, João César Mattogrosso.
“É um marco na história da instituição que, em 2022, completará 40 anos de existência. Estes espaços para atendimento deslocado são o verdadeiro norte para a Defensoria Pública de MS, pois atender nos Fáceis é mais do que importante, é fundamental para que a população em situação de vulnerabilidade tenha o acesso à Justiça garantido”, destacou a defensora pública-geral, Patrícia Elias Cozzolino de Oliveira.
Defensora pública-geral, Patrícia Elias Cozzolino de Oliveira.
Na sequência, a secretária de Administração e Desburocratização revelou que a Defensoria estará presente em mais dois FÁCEIS: Guaicurus e Aero Rancho.
“A Defensoria Pública de MS, essa instituição essencial na defesa do cidadão, enriquece toda a rede FÁCIL com seu atendimento. Agradeço à defensora pública-geral, Patrícia Elias Cozzolino de Oliveira, pelo olhar sensível e pelo trabalho em sua gestão de cada vez mais aproximar o atendimento da instituição à sociedade”, destacou a secretaria.
Secretária de Estado de Administração e Desburocratização, Ana Carolina Nardes.
Por fim, o secretário de Cidadania e Cultura, enfatizou que “o Fácil é um ponto facilitador de atendimento dos serviços públicos essenciais para nossa população e nada é mais essencial do que o atendimento da Defensoria Pública”.
Secretário de Cultura e Cidadania, João César Mato Grosso.
Acesso à Justiça
Morador da região, o cadeirante Reinaldo Neres de Matos, de 55 anos, foi o primeiro assistido a receber atendimento da Defensoria na unidade FÁCIL do General Osório.
Com um caso na área do consumidor, o assistido enfatizou a facilidade em ter o atendimento da Defensoria Pública no novo local.
“Estava aqui para resolver outra pendência, mas quando vi a presença da Defensoria parei o que estava fazendo para buscar o atendimento. Mais perto da minha casa e ainda com outros serviços no mesmo lugar, na minha situação é de fato garantir acessibilidade”, disse.
Assistido Reinaldo Neres de Matos.
Sala de atendimento da Defensoria no Fácil General Osório.