A edição deste ano do evento Dialogando na Rede de Atendimento à Mulher em Situação de Violência teve como tema a “Saúde da Mulher”.
Texto: Danielle Valentim
A Defensoria Pública de MS palestrou no 2º Dialogando na Rede de Atendimento à Mulher em Situação de Violência de Jardim, cidade que fica a 237 km de Campo Grande.
A edição deste ano teve como tema a “Saúde da Mulher”.
A convite da Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres do município, Ana Cláudia Pleutin, a coordenadora do Núcleo Institucional de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos (Nudem), defensora pública Thais Dominato, e a assistente social do Nudem, Elaine França, falaram sobre a violência obstétrica.
Na oportunidade também apresentaram o projeto vencedor do Innovare, para que a rede possa, a partir dele, criar estratégias de atuação.
“A violência obstétrica contribui para o alto índice de mortalidade materna e neonatal no país, além de ser uma das violências de gênero pouco debatidas nasociedade”, pontuou a coordenadora.
Coordenadora do Nudem, defensora pública Thais Dominato Silva Teixeira.
A coordenadora da 5ª Regional de Jardim, defensora pública Andréa Pereira Nardon Braga, discutiu as formas de atendimento da Defensoria Pública voltadas ao assunto.
A prefeita de Jardim, Clediane Matzenbacher, participou do evento e incentivou as equipes a ampliarem o debate sobre o acolhimento da mulher no sistema de saúde para evitar a violência obstétrica, com a mulher e a criança.
Também participaram do encontro as secretárias de Saúde, Janaina Willemann, e de Assistência Social, Marilsa Nascimento Bambil, e as coordenadoras de Políticas Pública de Bela Vista, Nioaque e Caracol.