Texto: Danielle Valentim
A Defensoria Pública de MS participou da entrega do XVI Prêmio Sul-mato-grossense de inovação na Gestão Pública, nesta quinta-feira (28), Dia da Servidora e Servidor Público, na Governadoria. O certame recebeu 67 propostas de projetos que propõem a modernização e o aprimoramento da Gestão, sendo que seis servidores públicos do Estado foram premiados.
Representando a defensora pública-geral, Patrícia Elias Cozzolino de Oliveira, o chefe de gabinete da DPGE, defensor público José Gonçalves Farias, foi recebido pelo diretor-presidente da Fundação Escola de Governo de Mato Grosso do Sul, psicólogo Antônio José Ângelo Motti, e secretária de Administração e Desburocratização, Ana Nardes, que no ato representou o governador Reinaldo Azambuja.
“Premiações como estas são muito importantes porque valorizam a servidora e o servidor que faz o trabalho na ponta e dedica sua vida a atender ao próximo. Vendo todas as inovações apresentadas no dia de hoje, reitero que a Defensoria, como órgão que atende diretamente pessoas hipervulneráveis, também precisou se adaptar e modernizar o sistema de atendimento durante a pandemia com o lançamento da Plataforma Virtual”, reiterou o chefe de gabinete.
Escolhido para representar os ganhadores dos prêmios, o servidor Rodrigo do HRMS subiu ao palco muito emocionado e citou o nome de colegas vitimados pela Covid-19.
“Moramos num estado relativamente novo, mas tem sua cultura e seu reconhecimento. E o Estado se constrói com os servidores e com os Poderes. Tudo que o servidor quer não é salário. Mas, sim, cumprir seu trabalho bem feito”, pontuou o servidor Rodrigo.
O diretor-presidente da Escolagov, Ângelo Motti, agradeceu ao Governo pela valorização do servidor.
“Nos entendemos que o prêmio, do ponto de vista da prática, valoriza o protagonismo a capacidade criativa e transformadora dos nossos servidores. Por outro lado, reconhece o compromisso público dos servidores de aprimorar procedimentos, métodos e rotinas e, com isso, contribuir para as entregas do Governo”, pontuou o diretor da Escola Gov, professor Motti.
A secretária Ana Nardes reforçou o protagonismo de cada servidor e servidora. “Em primeiro lugar, gostaria de agradecer muito aos servidores da saúde pela força e empenho durante toda essa pandemia. Em nome do governador, parabenizo todos os nossos servidores, que neste ato são protagonistas. Nós entendemos que os servidores que colocam as políticas públicas em ação são os que mais entendem as necessidades da nossa população”, finalizou a secretária da SAD.
R$ 24 mil em prêmios – Foram três colocações, do 1º ao 3º lugar, nas modalidades, “Práticas Inovadoras de Sucesso” e “Ideias Inovadoras Implementáveis”.
Os finalistas foram selecionados pela Comissão Julgadora composta por membros indicados pela Secretaria de Estado de Administração e Desburocratização (SAD), pela Fundação Escola de Governo (Escolagov), Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul (Fundect), Secretaria de Governo e Gestão Estratégica (SEGOV) e Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS).