Texto: Danielle Valentim
A Defensoria Pública de MS participou do lançamento do programa MS Alfabetiza - Todos pela Alfabetização da Criança, nessa segunda-feira (25), realizado na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS).
Na cerimônia, a defensora pública-geral, Patrícia Elias Cozzolino de Oliveira, foi recepcionada pelo governador Reinaldo Azambuja e pela secretária de Estado de Educação, Maria Cecília Amendola da Motta.
"A jornada da educação é a única capaz de transformar a vida e o desenvolvimento de todas as crianças. Esse direito básico da criança e do adolescente é uma prioridade da Defensoria Pública de MS e, por isso, apoiamos iniciativas como essa”, pontuou a defensora pública-geral.
De acordo com a secretária estadual, o programa impactará 757 escolas nos anos iniciais e 685 escolas na educação infantil de MS, e teve adesão dos 79 municípios.
“O material complementar que será distribuído a 88 mil estudantes foi produzido por professores sul-mato-grossenses. É uma política de Estado. Vamos usar a educação como algo de defesa. A missão é que todas as crianças estejam alfabetizadas até o segundo ano", pontuou a secretária de Educação.
Durante a solenidade o governador agradeceu o apoio unânime dos municípios e da Assembleia Legislativa e pontuou a importância a estratégia da iniciativa.
"Não adianta investirmos milhões na universidade se nós chegarmos com aluno analfabeto. O programa veio para fortalecer a chegada desse aluno no nível superior. O Estado do MS disponibilizou as equipes e material pedagógico que serão distribuídos”, pontuou o governador.
Durante o evento, o governador anunciou o lançamento de mais 34 escolas integrais, que somam um total de 132 unidades no mesmo formato, 40% da rede. De acordo com o chefe do executivo, escolas integrais têm diminuído o índice de reprovação.