Texto: Carla Gavilan Carvalho
A convite da defensora pública-geral, Patrícia Elias Cozzolino de Oliveira, o secretário de Estado de Infraestrutura, Eduardo Riedel, visitou a Unidade de Atendimento da Área da Família, na manhã desta quarta-feira (20).
O encontro foi agendado para que o secretário conhecesse pessoalmente a nova estrutura de trabalho das defensoras e defensores, servidoras e servidores do Núcleo da Família e Sucessões (Nufam).
“É do nosso conhecimento o quanto as assistidas e assistidos, infelizmente, perambulam de um prédio a outro em busca de atendimento, tendo que se deslocar mais de uma vez, dependentes de ônibus, na chuva, no sol, com crianças, além das pessoas com algum tipo de deficiência. É a nossa prioridade promover o acesso à justiça e isso passa pela modernização dos processos e otimização dos recursos. Hoje, após vários estudos e testes, estamos com todos os modelos padronizados para proporcionar um atendimento humanizado, célere e eficaz”, explicou a defensora-geral na reunião.
Participaram da cerimônia a primeira subdefensora pública-geral, Maria Rita Barbato; o segundo subdefensor público-geral, Anderson Chadid; o chefe de gabinete, José Gonçalves de Farias; as defensoras públicas adidas ao gabinete Eliana Etsumi Tsunoda e Valdirene Gaetani Faria, o assessor para assuntos institucionais, Pedro Paulo Gasparini; o coordenador do Nufam, defensor público Daniel Provenzano; a defensora e os defensores públicos do Nufam, Linda Maria Silva Costa, Marcelo Marinho, Antônio Farias de Souza, Carlos Marietto, Paulo Dinis e Carlos Bariani, assessores e assessoras.
A mudança no formato do atendimento – que vai da recepção dos documentos até a decisão judicial – é inédita e foi estruturada a partir do expressivo aumento das demandas relacionadas aos casos de família registrados pela Defensoria Pública de MS.
“Esse projeto de atendimento é inovador e, por isso, viemos conhecer como as pessoas estão sendo atendidas, o sistema que está por trás desse atendimento, seja presencial ou online e a gestão que está sendo feita desde o início. É impressionante o volume que a Defensoria produz em relação aos atendimentos e a relevância para a sociedade. Não tenho dúvida do quanto a Defensoria presta um serviço muito relevante para a sociedade sul-mato-grossense. Está de parabéns, a Defensoria Pública”, afirmou o secretário de Estado.