Texto: Carla Gavilan Carvalho
A Defensoria Pública participou do lançamento do MS Mais Esporte, nessa terça-feira (20), em Campo Grande.
O programa prevê uma série de medidas para fomentar a prática esportiva no Estado como a reforma e construção de ginásio poliesportivos e implantação de quadras de futebol de grama sintética nas 79 cidades.
“Toda política pública voltada à valorização das crianças, do adolescente e da população hipervulnerável de modo geral tem o apoio da Defensoria. Por meio do esporte as crianças e jovens têm acesso a uma melhor qualidade de vida, desenvolvimento profissional e intelectual e não ficam expostas às mazelas sociais”, afirmou a defensora pública-geral, Patrícia Elias Cozzolino de Oliveira.
Recebida pelo governador Reinaldo Azambuja e pelo secretário de Estado de Infraestrutura, Eduardo Riedel, a defensora-geral se encontrou na solenidade com várias autoridades, parlamentares, representantes de organizações, atletas e professores.
"Colocamos a Defensoria Pública de MS à disposição dos chefes do executivo, mais uma vez, reforçando que nossas defensoras e defensores públicos estão em todas as comarcas e que nesse período de pós-pandemia estamos realizando um grande esforço institucional para atender todas as demandas dos municípios”, afirmou.
O programa, de acordo com o governador, visa fortalecer as práticas esportivas saudáveis e valorização dos atletas do Estado. “Estas medidas são para que esta juventude possa crescer saudável e com qualidade de vida. Não tem preço que pague estas políticas públicas voltadas ao esporte”.
Na cerimônia, a defensora-geral também conheceu pessoalmente os atletas paraolímpicos Yeltsin Francisco Ortega Jacques e Fernando Rufino. Yeltsin conquistou medalha de ouro nas Paraolimpíadas de Tóquio 2020, na prova de corrida de 1500 metros na classe T11 para pessoas cegas, e Fernando, conhecido como Cowboy da Canoagem, venceu em primeiro lugar e também ouro na disputa dos 200m VL2, tendo registrado o melhor tempo da história da prova: 53s077.