Guilherme Henri
A Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul participou do lançamento da campanha “Não dê Esmolas, dê Dignidade. Não dê Esmolas, dê oportunidades”, da prefeitura de Campo Grande.
A instituição foi representada pelo coordenador do Núcleo Institucional de Direitos Humanos (Nudedh) e Núcleo de Ações Institucionais e Estratégicas (NAE), defensor público Mateus Augusto Sutana e Silvana.
Com ações de conscientização e uma busca ativa a pessoas em situação de rua e imigrantes, a campanha tem o objetivo orientar as pessoas sobre o trabalho realizado pela Prefeitura para garantir dignidade às pessoas em situação de rua.
“Paralelo a esta campanha, a Defensoria também desenvolve diversas ações voltadas as pessoas em situação de rua como, por exemplo, o atendimento móvel que já está chegando em sua quarta edição. A bordo da Van dos Direitos, defensoras e defensores públicos levam às ruas de Campo Grande o atendimento jurídico e a educação em direitos para essa parcela da população que vive a margem do esquecimento social”, destacou o coordenador do Nudedh e NAE.
Campanha
A principal orientação da campanha é, ao invés de dar esmolas, a população acione os serviços de acolhimento disponíveis na rede de Assistência Social do município, que conta com quatro unidades de acolhimento.
Durante as abordagens de conscientização, as equipes irão informar a população sobre o Serviço Especializado em Abordagem Social (SEAS), divulgando os telefones de contato das equipes que atuam no serviço 24 horas, percorrendo pontos estratégicos de Campo Grande, principalmente a região central, para identificar indivíduos ou famílias, assim como crianças e adolescentes em situação de trabalho infantil, exploração sexual ou fazendo uso de drogas, que utilizam os espaços públicos como moradia.