Texto: Danielle Valentim
A Defensoria Pública da Comarca de Bonito visitou o 1º Centro de Parto Normal do Estado, localizado em Sidrolândia, cidade a 70 km de Campo Grande. Durante a passagem pelo local, o formato de trabalho focado no protagonismo da mulher e dados como 0% de mortalidade materna e neonatal foram apresentados.
A defensora pública Thaís Roque Sagin Lazaroto, titular da 2ª Defensoria Pública de Bonito, ressalta a importância de espaços referência como o CPN de Sidrolândia.
“Além de conhecer as instalações, conhecemos como funciona o atendimento, pautado no protagonismo da mulher, e em evidências científicas mais atualizadas. Espaços como este humanizam e garantem respeito aos direitos das gestantes”, pontua.
A visita da defensora e de 11 funcionários do Hospital de Bonito foi guiada pelo enfermeiro obstetra e coordenador do CPN, Ramão Antonio Vargas, que também apresentou dados da unidade, como zero por cento de episitomonia, de mortalidade materna e neonatal.
Em março deste ano, a defensora pública-geral, Patrícia Elias Cozzolino de Oliveira, à época, primeira subdefensora pública-geral, e a coordenadora do Núcleo Institucional de Promoção e Defesa dos Direitos da Mulher (Nudem), Thais Dominato Silva Teixeira, foram recebidas pela administração do Centro de Parto Normal Magdalena Targa do Nascimento do Hospital Elmíria Silvério Barbosa, em Sidrolândia.
A visita foi agendada em alusão ao Mês da Mulher e teve a participação da defensora pública que atua na comarca, Joanara Hanny Messias Gomes.
Innovare - A defensora pública Thais Sagin faz parte da prática premiada pelo Innovare 2019, “Capacitação e Informação no Combate à Violência Obstétrica”.
A carga emocional de relatos tristes e violentos das mulheres que sofreram com maus tratos durante o parto foi essencial para que o trabalho tomasse corpo e virasse realidade.