Evento de lançamento da cartilha foi realizado de maneira híbrida na ESDP.
Texto: Guilherme Henri
A Defensoria Pública de MS e o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cidadania e Juventude e subsecretaria de Políticas Públicas para a Juventude, lançaram oficialmente, nesta terça-feira (21), a cartilha sobre os Direitos da Juventude.
A solenidade de lançamento em formato híbrido foi realizada na Escola Superior da Defensoria Pública (ESDP).
A mesa de autoridades teve a composição da primeira subdefensora-geral, Maria Rita Barbato; da diretora da ESDP, Cláudia Bossay Assunpção Fassa; da coordenadora do Núcleo Institucional de Promoção e Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Nudeca), defensora pública Débora Maria de Souza Paulino; do subsecretário de Políticas Públicas para Juventude, Ian Odara Leal; do diretor-presidente da Fundação Escola de Governo de MS, Antonio José Angelo Motti; e da delegada titular da Delegacia Especializada de Atendimento à Infância e Juventude, Ariene Murad.
Primeira subdefensora pública-geral, Maria Rita Barbato.
“A juventude sempre assumiu papeis de protagonismo em transformações significativas da história de nosso país. Esta cartilha, que esclarece os direitos destes jovens, é mais uma das ações da Defensoria Pública de MS em levar a educação em direitos e, com isso, garantir oportunidades principalmente ao adolescente hipossuficiente”, destacou a primeira subdefensora-geral.
Opinião compartilhada pela a coordenadora do Nudeca, defensora pública Débora Maria de Souza Paulino.
“Por meio do incansável trabalho da Defensoria, com os núcleos da Criança e do Adolescente e também de Direitos Humanos em parceria com a secretaria de Cidadania e subsecretaria da Juventude, conseguimos elaborar um material que esclarece e pontua o período desta juventude, as pessoas que se enquadram nele e, o mais importante, quais são os seus direitos”, pontuou a coordenadora do Nudeca.
Coordenadora do Nudeca, defensora pública Débora Maria de Souza Paulino.
Para o subsecretário de Políticas Públicas para Juventude, Ian Odara Leal, “o objetivo da cartilha é levar o conhecimento a todos os jovens sul-mato-grossenses, desde aqueles que vivem nos centros urbanos até os que moram em áreas rurais, assentamentos, fronteiras, comunidades ribeirinhas, indígenas e quilombolas. Ao conhecerem os seus direitos e deveres, os jovens conseguem participar mais ativamente da construção das políticas públicas”.
Por fim, o diretor-presidente da Fundação Escola de Governo de MS, Antonio José Angelo Motti, pontuou que, “o lançamento da cartilha é um grande feito considerando seu papel transformador na sociedade como um todo. Além de levar o acesso a informação aos jovens, o material ainda poderá ser utilizado em diversas ações com este público e também com formadores de opinião”.
Subsecretário de Políticas Públicas para Juventude, Ian Odara Leal.
Cartilha
A cartilha foi elaborada com uma linguagem acessível, contendo ilustrações que permitirão a fácil compreensão, traz temas importantes, entre eles, a explicação do Estatuto da Juventude; Lei da Meia Entrada; Id Jovem; programas de inserção no mercado de trabalho.
Acesse aqui a Cartilha sobre os Direitos da Juventude, no formato digital.
Diretor-presidente da Fundação Escola de Governo de MS, Antonio José Angelo Motti.
Diretora da ESDP, defensora pública Claudia Bossay Assumpção Fassa.