Texto: Danielle Valentim
Em ritmo de aniversário da cidade, a Defensoria Pública de MS levou o atendimento móvel com a Van dos Direitos ao Jardim Noroeste, nesta sexta-feira (20). A estrutura com o utilitário, mesas e cadeiras foi organizada em frente ao Centro de Convivência (CC) do bairro e em cinco horas atendeu, uma média, de 10 pessoas por hora.
Com a distribuição de 100 senhas comuns e 15 preferenciais, as atividades iniciaram às 8h e se encerraram às 13h. Pedidos de alimentos, guarda, divórcio e consulta a processos foram as maiores solicitações.
Os atendimentos aconteceram simultaneamente a uma ação social da Suasc (Subsecretaria de Articulação Social e Assuntos Comunitários), que durante a manhã realizou cadastros para a tarifa social, cortes de cabelo, aferição de pressão e glicemia, vacinação de gatos e cachorros.
A defensora pública-geral, Patricia Elias Cozzolino de Oliveira, reiterou o principal objetivo do atendimento móvel no Estado de Mato Grosso do Sul.
“A Defensoria está com essa política institucional de uma busca ativa às pessoas mais vulneráveis. Isso se dá com o atendimento móvel durante o dia e da meia-noite às 3h da manhã. Enquanto uma van permanece na cidade, a outra se desloca para aldeias, quilombos e assentamentos. Começamos este ano buscando facilitar para a população o acesso à Defensoria, porque, normalmente os prédios se encontram no centro e muita gente não consegue fazer esse deslocamento, então essa é mais uma ampliação do acesso aos direitos”, pontuou a defensora pública-geral.
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A assistida Eva Vieira, de 71 anos, pegou a primeira senha da ação. Ela ficou sabendo do atendimento móvel e não hesitou em buscar solução para seu inventário.
“Está parado há oito anos, mas hoje me cadastrei e já sei todos os documentos que preciso juntar para dar andamento. Um alívio”, garantiu a assistida.
Com a irmã morta pela Covid-19 há um mês, Gleicyhellen Castro deu andamento ao pedido de tutela e guarda de dois dos sobrinhos que ficaram órfãos.
“Eu estava desesperada porque temia que o Conselho Tutelar pegasse meus sobrinhos. Passei por isso na infância, quando minha mãe faleceu. Só que hoje já encaminhei tudo aqui mesmo. A defensora enviará no meu WhatsApp os próximos passos. Muito obrigada”, disse a assistida.
O secretário de Cidadania e Cultura, João César Mattogrosso, prestigiou o evento e parabenizou a iniciativa da Instituição.
“Levar este projeto para dentro dos bairros mostra que o poder público está atento às demandas da população. Parabenizo a Defensoria Pública e a Prefeitura por mais essa ação em prol da comunidade. Com uma trégua da pandemia, esperamos que essas ações aconteçam com maior frequência”, pontuou o secretário.
O prefeito Marquinhos Trad conheceu de perto o projeto Van dos Direitos e a sistemática do atendimento que sai do Centro e vai à periferia.
“Estamos no mês de aniversário e ações como essa, que organizamos hoje, são obrigação da administração pública. Os serviços essenciais devem ser oferecidos às comunidades mais vulneráveis cada vez mais, e não periodicamente”, garantiu o prefeito.
O subsecretário da Suasc, Chiquinho Teles, rendeu agradecimentos ao ex-senador Moka, que viabilizou as Vans ao Estado.
“Me senti honrado quando a Defensoria nos procurou, porque ações como esta fortalecem a comunidade. Gostaria de agradecer, também, ao ex-senador Moka, por intermediar emendas que possibilitaram a chegada dessas vans”, frisou o subsecretário.