Texto: Danielle Valentim
A Defensoria Pública de MS foi recebida, na tarde dessa terça-feira (20.04.2021), no gabinete da deputada estadual Mara Caseiro, líder do Governo na Assembleia Legislativa de MS (Alems).
No encontro, a Instituição pleiteou o apoio da parlamentar para atualização do Plano Nacional de Vacinação, prevendo a inclusão de todas as gestantes no grupo prioritário.
Participaram da reunião o chefe de gabinete, em exercício, coordenador do Núcleo de Ações Institucionais e Estratégicas (Nae), defensor público Pedro Paulo Gasparini, a coordenadora do Núcleo Institucional de Promoção e Defesa dos Direitos da Mulher (Nudem), defensora pública Thais Dominato, e a assessora parlamentar Kátia Motti.
Na ocasião, foi entregue ofício à deputada com levantamento da situação do Estado e número de mortes maternas.
“Estamos com esse número terrível de mortalidade materna, sendo só este ano 22 mortes, das quais 14 por covid-19. As gestantes não estão no grupo prioritário, mesmo após o Ministério da Saúde assim considerá-las e recomendar a vacinação. Campo Grande inicia nesta quarta-feira (21) a vacinação de gestantes, mas queremos a aplicação da vacina à todas as gestantes do Estado”, pontuou a coordenadora do Nudem.
O coordenador do Nae reiterou a situação emergencial do Estado, mas garantiu que o apoio da deputada agilizará a inclusão das gestantes no grupo prioritário.
“A Defensoria vem acompanhando a situação da ocupação de leitos hospitalares em todo o Estado. Temos atuado em conjunto com o Ministério Público Estadual em ações civis públicas que visam a ampliação de leitos e insumos, mas chegamos ao ponto de esgotamento da estrutura física e humana, ainda que existente o recurso financeiro. Mesmo com toda a dificuldade, na semana passada, o sistema de saúde da Capital recebeu uma gestante de 20 anos, cuja situação poderia se agravar caso continuasse em uma cidade do interior, em razão da falta de leito de UTI. Acreditamos que a nova nota técnica do Ministério da Saúde, o trabalho das defensoras e defensores com atribuição na defesa da mulher e na saúde junto aos gestores municipais e do Estado, e com a força da deputada Mara Caseiro, principalmente em Brasília, permitirá a inclusão de todas as gestantes no grupo prioritário de vacinas”, pontuou o coordenador do Nae.
Ainda, durante o encontro, a Defensoria reforçou a importância da manutenção dos serviços de saúde sexuais e reprodutivos, com destaque para o DIU de cobre no pós-parto e pós-aborto, e o combate à mortalidade e incentivo ao pré-natal.
A deputada Mara Caseiro compartilha da necessidade de inclusão das gestantes e garantiu que irá movimentar o tema na Casa de Leis.
“Tem algumas coisas que parecem que demoram a chegar, onde tem de chegar, por exemplo, essa situação. Nós vamos abraçar a causa, sim. Eu vou fazer a indicação aqui na Assembleia, mas também farei um PL”, garantiu a deputada.