Na imagem, o secretário municipal de saúde, José Mauro Pinto de Castro Filho, o coordenador do Nuspen, defensor público Cahuê Duarte e Urdiales; o coordenador do Nae, defensor público Pedro Paulo Gasparini e a assessora legislativa da Defensoria, Katia Motti.
Texto: Danielle Valentim
A Defensoria Pública de MS participou de reunião estratégica na Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), na manhã desta quarta-feira (14), para informações sobre cobertura vacinal da covid-19 em Campo Grande
Participaram do encontro o coordenador do Núcleo de Ações Institucionais e Estratégicas (NAE), defensor público Pedro Paulo Gasparini; o coordenador do Núcleo do Sistema Penitenciário (Nuspen), defensor público Cahuê Duarte e Urdiales; a assessora legislativa da Defensoria, Katia Motti; e o secretário municipal de saúde, José Mauro Pinto de Castro Filho.
Do início da campanha na Capital até o momento, o vacinômetro municipal aponta que 16,02% da população campo-grandense já foi vacinada: 145.132 já receberam a primeira dose e 50.151 já receberam a 2ª dose.
O secretário apresentou um panorama geral das etapas de vacinação contra a covid-19 e reforçou que a imunização dentro do calendário de vacinas abrange, neste momento, pessoas acima dos 61 anos. “Independentemente da situação do cidadão, estamos vacinando essa faixa etária”, pontuou o secretário.
Campo Grande chegou a abrir pré-cadastro para pessoas de 55 a 59, mas aguarda a chegada de novas doses para ampliar o calendário de vacinação contra a covid-19.
“Entendemos a importância da divisão da população a ser imunizada e a prioridade que determinados grupos possuem. Estamos à disposição para ajudar o município nesta organização e garantir o direito à saúde para todos”, destacou o coordenador do Nae.
Sobre o acompanhamento do calendário, o coordenador do Nuspen reforçou a importância de incluir idosos, indígenas, deficientes e portadores de transtorno mental, que estão dentro do sistema penitenciário.