Reunião foi realizada na Câmara de Vereadores da Capital.
(Texto: Guilherme Henri)
A Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul participou, nesta quarta-feira (07), de uma reunião para tratar sobre medidas de contenção do avanço do novo coronavírus no transporte público.
O encontro foi realizado pela Comissão Permanente de Transporte e Trânsito da Câmara Municipal de Campo Grande e a Defensoria foi representada pelo coordenador do Núcleo Institucional de Promoção de Defesa do Consumidor e Demais Matérias Cíveis Residuais (Nuccon), defensor público Homero Lupo Medeiros.
“Existe a necessidade de realizar um estudo rápido, mas aprofundado sobre a quantidade de pessoas que podem circular no interior de cada ônibus. Hoje o transporte público opera com 70% da capacidade, porém, está evidente que essa porcentagem precisa ser revista devido a diversos registros de aglomerações em terminais e nos próprios veículos”, destacou o coordenador.
Além disso, a instituição reforçou que a tratativa deve continuar de forma extrajudicial.
Coordenador do Nuccon, defensor público Homero Lupo Medeiros.
“A Defensoria Pública de MS criou um canal para que os usuários do transporte público possam denunciar aglomerações. Além disso, a Consórcio Guaicurus foi notificado pela Defensoria Pública, no dia 30 de março deste ano, para prestar informações necessárias para a melhor elucidação das reclamações e das medidas que serão necessárias para equacionar o problema”, reforçou o defensor público.
Os registros de aglomerações de pessoas à espera de transporte ou dentro dos ônibus devem ser denunciados através: WhatsApp: 3317.8732; ou pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Nesta reclamação é importante a informação do dia e hora da aglomeração, bem assim a linha ou terminal onde o problema ocorreu.
Participaram da reunião, também, vereadores, representantes da Prefeitura e do Consórcio Guaicurus.