Texto: Carla Gavilan
A Defensoria Pública de MS registra mais de 142 mil atos durante os três primeiros meses de pandemia. A instituição suspendeu os atendimentos presenciais no dia 17 de março e, desde então, tem disponibilizado canais de atendimento remoto para que a população não fique desassistida.
O defensor público-geral, Fábio Rogério Rombi da Silva, explica que, inicialmente, a instituição ofereceu atendimento para casos emergenciais via telefone e WhatsApp, nos dias úteis e também aos fins de semana e feriados. Paralelo a isso, a Defensoria Pública desenvolvia a plataforma de atendimento online, lançada no dia 04 de maio.
Defensor público-geral de MS, Fábio Rogério Rombi da Silva.
“Hoje, as duas modalidades estão à disposição da sociedade, sendo a nova ferramenta virtual a que mais tem sido acessada pelos assistidos. Entre março e junho, período de isolamento social provocado pela pandemia do novo coronavírus, registramos 142.241 atos das defensoras e defensores públicos de MS na defesa dos direitos da população de Mato Grosso do Sul”, afirma o defensor-geral.
Atuações
Os números registrados compreendem: 43.636 atendimentos remotos e 1.940 atendimentos presenciais ao público, para os casos em que o envio de documentos não foi possível por meio digital. A instituição, contudo, realizou esses atendimentos com todos os cuidados necessários, tanto para os assistidos e assistidas quanto para os defensores, defensoras, servidores e servidoras.
A Defensoria Pública de MS registra ainda, no mesmo período, a produção de 1.757 petições iniciais, 2.760 pedidos de habeas corpus, 1.348 petições referente à progressão de regime, 11.213 petições sobre casos diversos e 2.522 ofícios expedidos.
Na parte de manifestações processuais, foram realizadas 39.743 na área cível e outras 37.322 na área criminal.
Para conseguir um atendimento, basta o assistido ou assistida acessar o site www.defensoria.ms.def.br, clicar no banner “Precisa de atendimento?”, registrar sua demanda e, em até 48h, a Defensoria Pública entra em contato telefônico com o usuário do serviço.