defensor público-geral, Fábio Rogério Rombi da Silva.
Foi para uma recepção lotada que o defensor público-geral, Fábio Rogério Rombi da Silva, inaugurou a primeira sede própria de atendimento da Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul, em Três Lagoas, na manhã de hoje (13).
Acompanhado da chefe de gabinete, Maria Rita Barbato, o defensor-geral foi recepcionado pela coordenadora da 10ª Regional, defensora pública Rita de Cássia Vendrami Pusch de Souza, além dos demais defensores públicos que atuam na comarca.
Defensores públicos de Três Lagoas.
O espaço tem uma área total de 846,51 metros quadrados, 13 gabinetes de atendimento individual, sala de reunião, sala de uso múltiplo, espaço para atendimento com psicóloga, sala da assistência social e brinquedoteca.
Descerramento da placa com presença de autoridades.
“O prédio que entregamos hoje é o melhor de todo Estado. Um local projetado para ser uma Defensoria Pública com todas as necessidades de atendimento dos nossos assistidos. A instalação que a Defensoria Pública ocupava em Três Lagoas era lamentável, deplorável e vergonhosa. Hoje, a defensora e os defensores aqui lotados, bem como as servidoras e servidores, têm um local digno para trabalhar, e o mais importante: a população tem um local digno para ser atendida”, afirmou.
Na cerimônia, que teve a presença do secretário de Governo e Gestão Estratégica, Eduardo Riedel, representando o governador Reinaldo Azambuja; do secretário de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar, Jaime Elias Verruck; do secretário especial de Articulação Política, Sérgio de Paula; e do 1º vice-presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Eduardo Rocha, na ocasião representando o Parlamento Sul-Mato-Grossense, o defensor-geral também ressaltou os números de atendimento da instituição em Mato Grosso do Sul.
“Esse ano, em todo estado, fechamos um total de 354.139 atendimentos. Se compararmos com ano passado, que teve pouco mais 326 mil atendimentos sem que tenha havido aumento no número de defensores públicos, representa um crescimento de 8,37% da nossa produtividade, fruto do desdobramento, cada vez maior, de cada defensora e defensor público, comprometidos com o bem estar da população mais pobre. É por isso que esse prédio não leva o nome de ninguém, porque este prédio é do povo”, explicou.
Conforme o defensor-geral, a primeira sede própria custou R$ 2.876.812,35 e foi suportada exclusivamente pelo Funadep – Fundo Especial para o Aperfeiçoamento e Desenvolvimento das Atividades da Defensoria Pública.
A quantidade expressiva de atendimentos também foi comentada pela coordenadora Rita de Cássia Vendrami Pusch de Souza.
Coordenadora da Regional de Três Lagoas, Rita de Cássia Vendramini Pusch de Souza.
“Conforme IBGE, a população de Três Lagoas está estimada em 121.388 habitantes. Até o momento, realizamos aqui 13.675 atendimentos, ou seja, mais de 11% da população recebeu nossos serviços. Até ontem não tínhamos um local adequado para exercermos nossas funções, por isso, esse novo espaço é uma conquista”.
Presidente da Adep-MS, João Miguel de Souza.
Para o presidente da Associação dos defensores públicos de MS (Adep-MS), João Miguel de Souza, a inauguração da primeira sede própria “é motivo de alegria e júbilo. Poderíamos denominar esse novo espaço como ‘casa da cidadania’. Aqui os assistidos da Defensoria Pública terão dignidade”, frisou.
O prefeito de Três Lagoas, Ângelo Guerreiro, parabenizou a atuação da instituição com os assistidos.
Prefeito de Três Lagoas, Ângelo Guerreiro.
“Três Lagoas, hoje, está em festa, com a inauguração desse bonito local. Nós agradecemos a Defensoria Pública por todo trabalho realizado”.
A atuação das defensoras e defensores públicos também foi destacado pelo deputado estadual Eduardo Rocha, que participou do evento representando a Assembleia Legislativa de MS.
Deputado estadual Eduardo Rocha.
“A sociedade merece uma estrutura como essa e nossas defensoras e defensores públicos merecem igualmente. Obrigada, Defensoria Pública por cuidar tão bem da nossa população”.
O secretário Eduardo Riedel refletiu sobre a qualidade da gestão da Defensoria Pública de MS.
Secretário de Governo e Gestão Estratégica, Eduardo Riedel.
“Tive o prazer de conhecer melhor a instituição e fiquei muito impressionado com o volume de informações que a Defensoria Pública tem de maneira extremamente organizada, registrada, informatizada, classificada por tipo de atendimento e nível de demanda. É uma organização que nos confere segurança quanto ao bom uso e aplicação dos recursos. Parabéns, defensor-geral, Fábio Rombi, e defensores pelo profissionalismo que a Defensoria Pública atingiu”, disse.
Participaram da solenidade representantes do judiciário, Ministério Público, autoridades locais, vereadores, representantes da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e entidades de classe.
Serviço
O novo espaço de atendimento da Defensoria Pública em Três Lagoas funciona no seguinte endereço:
Endereço: Rua Alfredo Justino, s/n, na quadra do Fórum.
Horário: das 8h às 16h30.
Texto: Carla Gavilan