A Administração Superior da Defensoria Pública realizou a primeira reunião de trabalho do biênio 2019/2021, nessa sexta-feira (8). O encontro entre as defensoras e defensores públicos de Mato Grosso do Sul contou com a presença do secretário de Estado de Governo e Gestão Estratégica, Eduardo Riedel, representando o governador Reinaldo Azambuja; e do secretário de Governo e Relações Institucionais de Campo Grande, Antônio Alves Lacerda, representando o prefeito Marquinhos Trad.
No encontro, o defensor público-geral, Fábio Rogério Rombi da Silva, junto à 1ª Subdefensora Pública-Geral, Patrícia Elias Cozzolino de Oliveira, à 2º Subdefensora Pública-Geral, Valdirene Gaetani Faria, ao corregedor-geral, Marcos Francisco Perassolo e ao presidente da Associação de Defensoras e Defensores Públicos (ADEP/MS), Humberto Bernardino Sena, falou aos convidados que apenas em 2018, a Defensoria Pública atendeu mais de 300 mil pessoas.
Defensor público-geral, Fábio Rogério Rombi da Silva.
“Nós temos uma instituição que consegue dar atendimento jurídico em todo este vasto território que é Mato Grosso do Sul. Somente neste ano, esperamos atender cerca de 400 mil pessoas atendidas. Neste auditório estão as pessoas que atendem a população mais mais vulnerável do Estado”, destacou o defensor-geral ao secretário Eduardo Riedel.
Rombi também explicou que a reunião “se faz necessária para que possam se aprimorar cada vez mais e melhor os serviços oferecidos pela Defensoria Pública”. Afirmou a importância da presença dos representantes do executivo, “pois a Defensoria Pública é interlocutora da sociedade junto aos poderes constituídos, auxiliando a criação e efetivação de políticas públicas”.
Secretário de Estado de Governo, Eduardo Riedel.
O secretário de Estado de Governo falou sobre as questões econômicas de Mato Grosso do Sul e explicou detalhes para aqueles defensores ou defensoras que acabaram de ingressar na carreira, como a origem da receita estadual.
“Nos últimos anos, sofremos uma retração no Produto Interno Bruto do país, que causou um aumento no desemprego e, por consequência, um aumento no atendimento da Defensoria Pública, que parabenizo aqui, a vocês, que dão esta atenção à população e ficam próximos dos que mais precisam”.
Riedel destacou que o Governo no Estado é parceiro da Defensoria Pública e lembrou que no último concurso público já foram nomeados 76 dos 78 candidatos aprovados.
Já o secretário municipal de Governo e Relações Institucionais, Antônio Alves Lacerda afirmou que o pioneirismo e os bons serviços prestados pela Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul honram a cidade e o Estado. “A defensora e o defensor público são aquelas pessoas com quem as pessoas podem contam nos momentos mais difíceis e que lidam com os bens mais preciosos, como o patrimônio, a honra, a liberdade e até mesmo a vida”.
Secretário municipal de Governo e Relações Institucionais, Antônio Alves Lacerda.
O defensor público-geral voltou a destacar, como já havia feito ao prefeito de Campo Grande, Marquinhos Trad, a necessidade da a Instituição ter um prédio unificado em Campo Grande, para que a população não precise fazer deslocamentos desnecessários e possa ter uma estrutura com acessibilidade. Neste sentido, Lacerda destacou que “é parceiro da Defensoria Pública e também advoga por esta causa”.
Em sua fala, a 1ª subdefensora pública-geral, Patrícia Elias Cozzolino de Oliveira destacou o trabalho realizado pelos núcleos institucionais e pontuou, assim como o defensor-geral, que esta administração afastou os coordenadores para atuarem exclusivamente nos núcleos, com o objetivo de terem tempo para desenvolverem projetos e ações coletivas.
Primeira subdefensora pública-geral, Patrícia Elias Cozzolino de Oliveira.
Abordou também o trabalho estratégico da comunicação e divulgou a nova parceria com a TV Assembleia, um espaço de comunicação para divulgação da atuação da Defensoria Pública. “Recentemente fomos convidados a produzir e divulgar matérias na TV Assembleia, que está com o canal aberto de televisão. A comunicação com os assistidos e com a população é uma de nossas prioridades. Estamos lisonjeados e organizando tudo que é necessário para as veiculações”, afirmou.
Entre os tópicos pontuados pela 2ª subdefensora-geral, Vadirene Gaetani Faria está o desenvolvimento da área de tecnologia da informação, como os projetos desenvolvidos para o agendamento. “Nestes meses fizemos melhorias no sistema Portal da Defensoria Pública, além do aprimoramento da folha de pagamento para os aposentados. Também começamos a utilizar, em fase de teste, o aplicativo para registro de presença por QRCode, que será, em breve, levado a todas unidades”.
Segunda subdefensora pública-geral, Valdirene Gaetani Faria.
A 2ª subdefensora-geral também falou sobre mudanças na identidade visual da Instituição e de melhorias prediais em diversas comarcas do Estado.
Por Lucas Pellicioni