Mulheres receberam diploma do Núcleo Institucional de Promoção e Defesa das Mulheres.
O Núcleo Institucional de Promoção e Defesa das Mulheres (Nudem), da Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul, encerrou a primeira turma do curso “Em Defesa Delas no Bairro”, projeto que promove a divulgação sobre os direitos das mulheres e violência de gênero em locais estratégicos da cidade, como aconteceu nessa edição inicial na Escola Estadual Aracy Eudociak, localizada na região do Lagoa, na Capital. As alunas receberam certificação da Escola Superior da Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul.
As aulas foram realizadas entre os meses de agosto e outubro para um público diversificado que, conforme a coordenadora do Nudem, defensora pública Thaís Dominato Silva Teixeira, poderá multiplicar os conhecimentos adquiridos para suas comunidades.
“Tivemos a participação de profissionais da própria escola, como a diretora, moradoras da região, psicólogas, mulheres que atuam na liderança de movimentos sociais, servidoras públicas e estudantes. Quando vemos essa diversidade de alunas compreendemos que o objetivo do projeto foi atingido: além de oferecer conhecimento para que não tenham seus direitos violados, elas ainda poderão ser replicadoras do que aprenderam com a Defensoria”, explica.
Entre os temas estudados durantes o curso, estão: desigualdades de gênero, a Lei Maria da Penha e os tipos de crimes cometidos contra as mulheres, medidas para se tomar após um divórcio, representação das mulheres na mídia e assédio sexual e moral contra a mulher nos espaços públicos e privados.
Na aula de encerramento, as alunas tiveram uma palestra com a embaixadora da Rede Mulher Empreendedora, Caroline Reis.
Curso foi realizado na Escola Estadual Aracy Eudociak, localizada na região do Lagoa, na Capital.
“Sem dúvida o curso promoveu um dos principais objetivos da Defensoria Pública, que é estar próxima às comunidades, promovendo o acesso ao direito e compartilhando informação”, lembra a coordenadora Thaís Dominato.
Campanha
“Em Defesa Delas” é uma campanha da Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (Anadep) lançada em maio para promover o trabalho da Defensoria Pública na defesa das mulheres e na luta contra a violência de gênero e aplicada aqui em Mato Grosso do Sul pelo Nudem.
(Texto: Guilherme Henri)