Começa amanhã, quinta-feira (19), o II Seminário de Comunicação e Defensoria Pública, realizado pela Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul com apoio da Defensoria Pública do Rio de Janeiro, Centro de Estudos Jurídicos da Defensoria Pública do Rio de Janeiro (Cejur) e Colégio Nacional de Defensores Públicos-Gerais (Condege). O encontro reúne comunicadores e defensores públicos das Instituições estaduais e da União de todas as regiões do país.
Esta edição do Congresso apresenta o tema "Mídia alternativa como ferramenta a serviço da comunicação institucional" e vai contar com palestras e oficinas de especialistas renomados da área.
A solenidade que dará início ao evento será aberta a toda a população e terá a palestra do jornalista João José Ferreira Forni, na quinta-feira (19), às 8h, na Escola Superior da Defensoria Pública, 1519, bairro Chácara Cachoeira, em Campo Grande. O especialista em Gestão Estratégica pela USP e mestre em Comunicação pela UNB abordará a comunicação em tempos de ódio e desconfiança generalizada sobre as Instituições.
A discussão com comunicadores e membros do Sistema de Justiça é fundamental no momento de tensão política e social pelo qual está passando o Brasil.
O restante da programação é restrita aos membros das Defensorias Públicas. Confira:
Quinta-feira (19)
13h – Palestra: Planejamento de canais no YouTube – Transformando uma ideia de projeto em uma série de vídeos;
Palestrante: Wagner Luiz dos Santos Martins | economista. Criador da uma agência especializada em YouTube. É especialista em mídia alternativa.
15h –Palestra: Defensoria na mídia – A humanização de pautas e os desafios da cobertura jornalística;
Palestrante: Leandro Demori | jornalista da Revista Piauí. É especializado em jornalismo investigativo. Trabalhou como repórter no Brasil e na Itália para a TV Globo, GNT, Globonews, Portal Terra, Revistas Galileu e IstoÉ, jornal Zero Hora e Rádio France Internacional.
17h - Encerramento
Sexta-feira (20)
8h30 – Palestra: Comunicação Estratégica - Erros e acertos na comunicação pública;
Palestrante: Armando Medeiros de Faria | jornalista, especialista em Ciência Política pela UFMG e em Comunicação Governamental pela FAFI/BH. Mestre em Ciência da Comunicação pela USP.
10h30 – Reunião da Comissão Nacional de Comunicação do Colégio Nacional de Defensores Públicos-Gerais (Condege);
14h30 – Oficina: Transmissões ao vivo na era dos influenciadores digitais e da mídia alternativa;
Palestrante: Clayton de Souza Nobre | jornalista. Sócio da Mídia Ninja. É especialista em mídia alternativa. Mestre em Comunicação pela UFMG.
16h30 – Encerramento