O defensor público de Amambai, Marcelo Marinho da Silva, tem prestado atendimento à comarca de Sete Quedas por meio de videoconferência - como já acontece na cidade de Coronel Sapucaia - desde julho deste ano.
Com equipamentos instalados nas salas das Instituições de ambas as cidades, o atendimento virtual, realizado às segundas-feiras, permite o diálogo em tempo real entre o defensor público e os assistidos.
Segundo o defensor, um sistema integrado utilizado pela Defensoria Pública em todo o Estado permite ter acesso às informações e documentos arquivados na Defensoria de Sete Quedas, sendo o atendimento complementado por uma servidora da Defensoria no município.
As audiências são acompanhadas pelo defensor público de Ponta Porã, Marcos Braga da Fonseca, que comparece toda semana em Sete Quedas.
Os atendimentos por videoconferência acontecem sempre às terças-feiras em Sete Quedas e às quartas-feiras em Coronel Sapucaia.
Segundo Marcelo Marinho, o atendimento é muito similar ao presencial. “As pessoas estranharam no começo, mas hoje é tudo natural e espontâneo. A tecnologia permite economizar custos financeiros, além do tempo de deslocamento que levaria até as comarcas”.
Por Rafael Navarro, sob a supervisão de Lucas Pellicioni