Em comemoração aos 11 anos da Lei Maria da Penha, a Defensoria Pública em parceria com a Secretaria de Cidadania e Direitos Humanos, Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres e demais instituições que integram a rede de proteção à mulher do Município de Corumbá promoveram, no último mês, palestras nas escolas, bairros, no Centro de Referência de Atendimento à Mulher em Situação de Violência (CRAM), dentre outros lugares, com o intuito de promover a conscientização da sociedade sobre os mecanismos de assistência e proteção às mulheres em situação de violência doméstica e familiar.
O defensor público de Corumbá, Vagner Fabricio Vieira Flausino, realizou palestras em diversas instituições do município, como Centros de Referência de Assistência Social, CRAM, Escola Estadual Carlos de Castro Brasil, Escola Maria Leite e Escola Octacílio Faustino da Silva.
Foi realizado, também, uma Blitz Educativa com a participação de outras instituições, dentre elas, Ministério Público, Poder Judiciário, CRAM, Secretaria de Cidade e Direitos Humanos de Corumbá e Polícia Militar.
Em Ladário, município vizinho de Corumbá, foi realizada palestra na Escola Estadual 2 de Setembro. O público atingido pelas palestras ultrapassou 1.000 ouvintes.
Amambai
Alunos do 9º ano, do ensino médio e EJA da Escola Indígena Mbo´Eroy Guarani Kaiowá e da Escola Municipal Mitã Rory, que ficam na Aldeia Amambai, também participaram da campanha “Maria da Penha vai à escola”.
As palestras foram ministradas pelo coordenador da 8ª Regional, defensor público Marcelo Marinho da Silva nos dias 4 e 23 de agosto. O evento foi acompanhado pela Coordenadoria de Políticas Públicas para Mulheres de Amambai, pela Coordenadoria do EJA do município e Proerd.