Em mais uma ação da Defensoria de levar conhecimento em direitos à população, defensores e defensoras públicas da Capital realizaram duas palestras para pais de crianças que frequentam a Associação Franciscana Angelinas (Afrangel).
Os encontros foram promovidos na sede da Associação, em Campo Grande, que desde 1996 tem a missão de atender crianças de 0 a 12 anos que têm ou convivem com familiares com HIV.
Na oportunidade foram abordadas temáticas como responsabilidade familiar perante os desafios sociais e guarda.
Há 16 anos, Patrícia Jaques (34) frequenta a Afrangel. A comerciante é um dos 60 pais que participaram das palestras ministradas pela Defensoria.
“Eu procurei a Afrangel em um dos momentos mais difíceis da minha Vida. Estava em depressão. Mas aqui eu aprendi com a assistente social e a psicóloga que precisava ter forças para tocar minha vida, principalmente por ter quatro filhos que dependem de mim. Hoje, faço questão de participar dos eventos e vejo como é importante a gente ter conhecimento de nossos direitos”, disse a comerciante.
As palestras promovidas pela Escola Superior da DPMS foram ministradas pela defensora pública Valdirene Gaetani Faria e pelo defensor público Pedro Paulo Gasparini.
“Eu fiz o curso ‘Defensores Populares’ e percebi o quanto as temáticas tratadas pela Defensoria tem muito haver com a realidade da população. Por isso, entramos em contato com a diretora da Escola Superior, a defensora Patrícia Elias Cozzolino de Oliveira, que se dispôs a trazer as palestras. Estamos muito contentes em ver o quanto os pais estão aprendendo sobre seus direitos, principalmente porque a linguagem usada pelos defensores é de facil entendimento, disse a assistente social da Afrangel, Lucimeire Soares Rocha Figueiredo.
Todo atendimento oferecido pela Afrangel é gratuito.