A reunião ocorreu na manhã desta quinta-feira (17) no gabinete da Defensoria Pública Geral do Estado, no Parque dos Poderes, em Campo Grande. O defensor público-geral, Luciano Montalli, acompanhado da coordenadora do Núcleo Institucional de Promoção e Defesa dos Direitos da Mulher (Nudem), defensora pública Edmeiry Silara Broch Festi, receberam a juíza da Terceira Vara do Tribunal de Justiça de MS, Jacqueline Machado; a delegada titular da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher, Ariene Murad; a subsecretária municipal de Políticas Públicas para a Mulher, Carla Charbel Stephanini; e, ainda, a coordenadora-geral da Casa da Mulher Brasileira e representante da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres da União, Tai Loschi.
O Encontro discutiu a importância da atuação da Defensoria Pública na defesa dos direitos da mulher. A subsecretária municipal de Políticas Públicas para a Mulher, Carla Charbel Stephanini, destacou a necessidade da ampliação do atendimento na Casa da Mulher Brasileira, em Campo Grande.
O defensor público-geral disse apoiar a expansão do atendimento dentro da Casa e enfatizou que a Instituição estuda possibilidades e estratégias para continuar levando a população assistência jurídica de excelência.
Atuação da Defensoria
Desde quando foi inaugurada em fevereiro de 2015, a Casa da Mulher Brasileira conta com atendimento da Defensoria Pública. As defensoras públicas que atuam no Nudem prestam assistência jurídica com orientações sobre direitos da mulher, além de acompanhamento de vítimas de violência doméstica.
Além das defensoras públicas, uma equipe com assistente social, psicóloga e outros servidores receberam treinamento para a atuação na Casa, como oficinas relacionadas à questão de gênero; palestras sobre aspectos fundamentais da Lei Maria da Penha e atendimento especializado à mulher em situação de violência.