Defensores Cidadãos: começa hoje curso gratuito de educação em direitos

esdp pessoa em situao de rua6

Diretora da EDSP, Camila Maués dos Santos Flausino, no evento sobre pressoas em situação de rua realizado no mês passado.

Começa nesta quarta-feira (11) o gratuito da Escola Superior da Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul (ESDP/MS) “Defensores Cidadãos”. Voltado para a população leiga em direitos, o curso tem o objetivo de empoderar as pessoas com informações sobre direitos básicos, fundamentais e humanos.

Maior curso da programação da Escola Superior deste ano, vai até 4 de dezembro, com aulas todas das quartas-feiras, das 19h às 21h. Ao final, os participantes recebem certificação de mais de 20h.

Segundo a diretora da ESDP/MS, Camila Maués dos Santos Flausino, o evento busca contribuir para a formação de lideranças populares. “Damos instrumentos para que as pessoas possam participar do processo de mudança da sociedade como cidadãos ativos, repassando o conhecimento à comunidade”.

No conteúdo, temas ligados a conhecimentos jurídicos indispensáveis para o exercício da cidadania e a realidade sócio-histórica do Brasil, contextualizada com a globalização da economia. Mais informações no telefone 67 3317-4427.

Confira a programação completa

11/09

19h: Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes - Débora Maria de Souza Paulino, defensora pública estadual e coordenadora do Núcleo Institucional de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente (Nudeca).

20h: Os Direitos da Mulher ao Parto Humanizado e as Novas Diretrizes do Sistema Público de Saúde - Thaís Dominato Silva Teixeira, defensora pública de defesa da mulher e coordenadora do Núcleo Institucional de Promoção e Defesa dos Direitos da Mulher (Nudem).

18/09

19h: Questões de Gênero e Direitos das Mulheres - Graziele Carra Dias, defensora pública de defesa da mulher.

20h: A Proteção Jurídica das Pessoas com Deficiência - Mateus Augusto Sutana e Silva, defensor público estadual e coordenador do Núcleo Institucional de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos (Nudedh).

25/09

19h: Diversidade Sexual: Aspectos Jurídicos - Mateus Augusto Sutana e Silva - Defensor Público Estadual e coordenador do Núcleo Institucional de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos (Nudedh).

20h: Parentalidade Socioafetiva - Thales Chalub Cerqueira, defensor público estadual.

02/10

19h: Alienação Parental e suas Consequências - Keila de Oliveira Antônio, psicóloga do Nudem, com especialização em Gênero e Política Pública.

20h: A Proteção Jurídica do Indígena - Neyla Ferreira Mendes, defensora pública estadual de Segunda Instância e Coordenadora do Núcleo Institucional de Promoção e Defesa dos Povos Indígenas e da Igualdade Racial e Étnica – (Nupiir).

16/10

19h: Medicamentos e Saúde Pública - Hiram Nascimento Cabrita de Santana, defensor público estadual do Núcleo da Atenção à Saúde, às Pessoas com Deficiência e aos Idosos (Naspi).

20h: Superendividamento e os Direitos do Consumidor -Homero Lupo Medeiros, defensor público estadual e coordenador do Núcleo Institucional de Promoção e Defesa dos Direitos do Consumidor e demais matérias Cíveis Residuais (Nuccon).

23/10

19h: A Importância da Educação em Direitos -Camila Maués dos Santos Flausino, defensora pública estadual e diretora da Escola Superior da Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul.

20h: Educação Fiscal - Carlos Roberto Antunes, professor e servidor da Secretaria Estadual de Fazenda de Mato Grosso do Sul.

30/10

19h: Direito à Moradia - Pedro Paulo Gasparini, defensor público estadual e coordenador do Núcleo Institucional de Ações Estratégicas (NAE).

20h: Fake News - Lucas Pellicioni, Jornalista e assessor de comunicação da Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul.

06/11

19h: Herança e seus Efeitos - Marcelo Moraes Salles, defensor público estadual.

20h: Alimentos - Janaina Araújo Sant’Ana, defensora pública estadual.

13/11

19h: Responsabilidade Familiar Perante os Desafios Sociais - Valdirene Gaetani Faria, 2ª subdefensora pública-geral.

20h: Casamento Precoce - Débora Maria de Souza Paulino, defensora pública estadual e coordenadora do Núcleo Institucional de Promoção e Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Nudeca).

20/11

19h: Acesso à Justiça e Defensoria Pública - Patrícia Elias Cozzolino de Oliveira, 1ª subdefensora pública-geral.

20h: Adoção - Ester Quintanilha Nogueira, defensora pública estadual.

27/11

19h: Os Direitos do Cidadão Frente ao Sistema de Água, Energia e Telefonia - Homero Lupo Medeiros, defensor público estadual e coordenador do Núcleo Institucional de Promoção e Defesa dos Direitos do Consumidor e demais matérias Cíveis Residuais (Nuccon).

20h: Visibilidade Lgbtqi+ e Pânico Moral - Tiago Duque, doutor em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e mestre em Sociologia pela Universidade Federal de São Carlos – (UFSCar). É professor de Ciências Sociais da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

04/12

19h: Controle Externo dos Gastos Públicos - Eduardo Dionísio, secretário-geral do Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul.

20h: Encerramento e entrega dos certificados.

Texto: Lucas Pellicioni